
Por Beatriz Soares
Todas as grandes instituições financeiras do país, com intuito de conseguir uma interação positiva entre crescimento sócio-econômico e proteção do meio ambiente, criaram projetos sustentáveis, que são também alvos de propaganda e marketing e fonte de empregos.
O Banco Real, por exemplo, denomina-se como o “Banco da Sustentabilidade”, com práticas desde a utilização de papéis recicláveis, até a disponibilização de crédito para pessoas/empresas que aplicam recursos em projetos ambientais/sociais e investimentos que, além de rentabilidade, oferecem benefícios socioambientais.
O Banco Itaú, atualmente maior instituição financeira do país, é uma empresa que também utiliza bastante suas ações e interesses sustentáveis em propagandas. De acordo com seu site , sustentabilidade “é um compromisso assumido há mais de 60 anos em busca da união de valores, como ética, transparência e governança corporativa, à responsabilidade social, cultural e ambiental.” O Banco também ressalta sua participação no ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, criado pela BOVESPA, que apóia o marketing das empresas que respeitam a responsabilidade social, despertando, portanto, o interesse de investidores nas ações das mesmas.
As 5 maiores instituições financeiras do país tem projetos de sustentabilidade porque, para os bancos e empresas em geral, ser sustentável é um modelo de gestão de negócios que, ao mesmo tempo que leva em consideração os impactos causados ao meio ambiente, visa retorno para os acionistas.
O equilíbrio entre os interesses da geração atual e de gerações futuras requer que as empresas, governos e indivíduos exerçam suas responsabilidades de forma a promover o desenvolvimento sustentável. Juntando ações que sejam viáveis financeiramente, os bancos conseguem preservar o planeta e, com isso, atrair maior número de clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário