terça-feira, 14 de abril de 2009

As grandes redes de supermercados e suas atividades sustentáveis.



Por Monica de Paula

A rede de supermercados Carrefour trouxe para o Brasil as diretrizes de sustentabilidade de sua sede, na França, lançando um programa que visa promover o consumo consciente e reduzir o impacto ambiental de suas 770 lojas no Brasil.
São ações que incluem aulas sobre consumo consciente para os clientes - sistemas de reuso de água, coleta seletiva - e projetos sociais tocado pelos funcionários das lojas. A empresa calcula que cada cliente que for atingido pelo programa tem capacidade de influenciar mais quatro pessoas de sua família ou do convívio diário.
As reformas para reduzir o impacto ambiental já foram feitas em uma das filiais em Piracicaba, no interior de São Paulo. A loja já investiu uma quantia considerável para instalar o reuso de água, um novo sistema de iluminação e também a troca dos aparelhos de ar condicionado, agora usam ventiladores e umidificadores, já os resíduos orgânicos da seção de horti-fruit são enviados diretamente para os aterros.
Uma forma bastante interessante que a rede vem utilizando para reduzir o consumo de energia foi trocar o uso do gás como combustível nos fornos da padaria pelo uso do bagaço da cana-de-açúcar. Essa nova tecnologia é usada junto a tijolos chamados "brickets", que são prensados junto ao bagaço da cana.
Os ganhos não foram apenas com a redução do uso de combustível, mas também com a eficiência do forno. Depois de alguns meses de teste, foi comprovado que esse novo forno diminui em 45% o consumo de energia e também reduz o tempo em 10 minutos na produção dos pães ao longo do mês.
A empresa visa não só crescer sustentavelmente, mas também abordar o consumo consciente, ela acredita que o consumidor organizando seu orçamento e comprando somente o que for necessário, reduzirá seu endividamento e assim voltará sempre para a loja.
Agora o projeto para os próximos anos do Carrefour não é mais abrir hipermercados, mas sim lojas pequenas nos bairros, assim os clientes não precisarão de carro para fazer as compras do dia-a-dia.
Outra rede de supermercados que vem adotando medidas sustentáveis em suas filiais aqui no Brasil é a rede Dia%.
A rede dirige todos os seus esforços e suas políticas a trabalhar com base em dois princípios: o respeito e o compromisso com o meio ambiente. A empresa adotou, em caráter experimental, a cobrança de cada sacola plástica utilizada por seus clientes.
Atualmente, o DIA trabalha em diversas iniciativas nos diferentes países em que está presente, participando de iniciativas como:
Redução do consumo, a cobrança e a reutilização dos sacos plásticos.
Redução do consumo energético.
Gestão de resíduos.
Redução de emissões de CO2.
Ação social, desenvolvendo um trabalho constante e mantendo contato com associações, ONGs, com as quais se envolve em matérias relacionadas com alimentação e ajuda social em geral.

http://revistasustentabilidade.com.br/s02/reciclagem/carrefour-lanca-amplo-programa-reducao-de-impacto-ambiental-e-consumo-consciente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário